Opções de LAN sem fio de tecnologia
Fabricantes de LANs sem fios têm uma série de tecnologias para escolher ao projetar uma solução de LAN sem fio. Cada tecnologia vem com seu próprio conjunto de vantagens e limitações.
A maioria dos sistemas de rede LAN sem fio usa tecnologia spread spectrum, uma técnica de frequência de banda larga de rádio desenvolvida pelos militares para uso em confiável, segura, sistemas de missão crítica de comunicação.
Spread-spectrum é projetada para o comércio de eficiência de largura de banda para a confiabilidade, segurança, integridade e. Em outras palavras, a largura de banda é consumida mais do que no caso de transmissão de banda estreita, mas a troca produz um sinal que é, com efeito, mais alto e, portanto, mais fácil de detectar, desde que o receptor sabe que os parâmetros da transmissão do sinal de espectro de dispersão sendo . Se um receptor não é sintonizado na frequência correta, um sinal spread-spectrum parece ruído de fundo. Existem dois tipos de rádio spread spectrum: salto de frequência e sequência direta.
Um sistema de rádio de banda estreita transmite e recebe informações sobre o usuário em uma freqüência de rádio específica. Rádio de banda estreita mantém a frequência do sinal de rádio tão estreita quanto possível apenas para passar a informação. Crosstalk indesejável entre canais de comunicação é evitado cuidadosamente coordenar diferentes usuários em freqüências de canais diferentes.
Uma linha de telefone privado é muito parecido com uma freqüência de rádio. Quando cada casa, em um bairro tem sua própria linha telefónica privada, as pessoas em uma casa não pode ouvir as chamadas feitas para outras casas. Em um sistema de rádio, a privacidade e não-interferência são conseguidos pela utilização de frequências de rádio separados. Os filtros de rádio receptor fora todos os sinais de rádio, exceto os de sua freqüência designada.
Frequency-hopping spread-spectrum (FHSS) utiliza uma portadora de banda estreita que muda a freqüência em um padrão conhecido pelo transmissor e receptor. Devidamente sincronizado, o efeito líquido é manter um único canal lógico. Para um receptor não intencional, FHSS parece ser de curta duração ruído impulsivo.
A sequência direta de espectro de dispersão (DSSS) gera um padrão de bits redundantes para cada bit a ser transmitido. Este padrão de bits é chamado de chip (ou chipping code). Quanto mais tempo o chip, maior é a probabilidade de que os dados originais podem ser recuperados (e, é claro, mais a largura de banda requerida). Mesmo que um ou mais bits do chip sejam danificados durante a transmissão, técnicas estatísticas embutidas no rádio pode recuperar os dados originais sem a necessidade de retransmissão. Para um receptor não intencional, DSSS aparece como baixo consumo de energia ruído de banda larga e é rejeitado (ignorado) pela maioria dos receptores de banda estreita.