top of page

 Como funcionam os WLANs

A LAN sem fio (WLAN) é um sistema de comunicação de dados flexível como uma extensão, ou como alternativa, a uma LAN com fio dentro de um prédio ou campus. Através de ondas eletromagnéticas, as WLANs transmitem e recebem dados através do ar, minimizando a necessidade de conexões com fio. Assim, as WLANs combinam conectividade de dados com mobilidade do usuário e, através de uma configuração simplificada, permitem móvel LANs.

Ao longo dos últimos sete anos, as WLANs ganharam popularidade forte em vários mercados verticais, incluindo a saúde, varejo, manufatura, armazenagem e áreas acadêmicas. Essas indústrias têm lucrado com os ganhos de produtividade do uso de terminais portáteis e notebooks para transmitir informações em tempo real para os hosts centralizados para processamento. Hoje WLANs estão se tornando mais amplas, pois usa ondas eletromagnéticas (rádio e infravermelho) para transmitir informações de um ponto a outro, sem depender de qualquer conexão física. As ondas rádio são frequentemente referidos como transportadores de rádio, porque simplesmente executar a função de fornecer energia para um receptor remoto. Os dados a serem transmitidos é sobreposta na portadora de rádio, de modo que ele pode ser extraído com precisão na extremidade de recepção. Isto é geralmente referido como a modulação da portadora, a informação a ser transmitida. Uma vez que os dados são sobrepostos (modulado) sobre o portador rádio, o sinal de rádio ocupa mais do que uma única frequência, uma vez que a taxa de frequência ou de bits da informação de modulação acrescenta ao transportador.



Transportadoras de rádio múltiplos podem existir no mesmo espaço, ao mesmo tempo, sem interferir umas com as outras, se as ondas de rádio são transmitidos em diferentes frequências de rádio. Para extrair os dados, um receptor de rádio sintoniza em (ou seleciona) uma freqüência de rádio, rejeitando todos os outros sinais de rádio em frequências diferentes.









Em uma configuração WLAN típico, um transmissor / receptor de dispositivo (transceptor), chamado de ponto de acesso, conecta-se à rede sem fio a partir de um local fixo usando o cabo Ethernet padrão. No mínimo, o ponto de acesso recebe, amortecedores, e transmite dados entre o WLAN e da infra-estrutura de rede com fio. Um único ponto de acesso pode suportar um pequeno grupo de utilizadores e pode funcionar a uma distância de menos de cem a várias centenas de metros. O ponto de acesso (ou a antena ligada ao ponto de acesso) é geralmente montado alto, mas pode ser montada em qualquer lugar que for essencialmente prático, desde que a cobertura de rádio desejada seja obtida. Os usuários finais acessar a WLAN através de adaptadores de rede sem fio, que são implementados como placas de PC em notebooks, ou usar adaptadores ISA ou PCI em computadores desktop ou dispositivos totalmente integrado dentro computadores de mão. Adaptadores WLAN fornecer uma interface entre o sistema operacional cliente de rede (NOS) e as ondas de rádio (através de uma antena). A natureza da ligação sem fios é transparente para a NOS.

A tecnologia Bluetooth é uma próxima área pessoal sem fio tecnologia de rede (WPAN), que ganhou o apoio da indústria significativa e irá coexistir com a maioria das soluções de LAN sem fio. A especificação Bluetooth é para um 1 Mbps, Small Form-factor, de baixo custo da solução de rádio que pode fornecer ligações entre telefones celulares, computadores portáteis e outros dispositivos portáteis e de conectividade com a internet. Esta tecnologia, incorporado em uma ampla gama de dispositivos para permitir simples, conectividade sem fio espontânea é um complemento para as LANs sem fio, ½ são projetados para fornecer conectividade contínua através de recursos padrão de LAN com fio e funcionalidades, é reconhecida como uma alternativa de conectividade de propósito geral para uma ampla gama de clientes empresariais.











Pag.
bottom of page