Integridade
Tecnologias sem fio de dados foram comprovados através de mais de 50 anos de aplicação sem fio em ambos os sistemas comerciais e militares. Enquanto a interferência de rádio pode causar degradação na vazão, tal interferência é raro no local de trabalho. Projetos robustos de tecnologia WLAN e comprovada a distância limitado sobre o que resultado em viagens sinais em conexões que são muito mais robusta do que as conexões de telefonia celular e fornecer dados de desempenho integridade igual ou melhor do que redes com fio.
A maioria dos sistemas de LAN sem fio oferecer interconexão padrão da indústria com sistemas com fio, incluindo Ethernet (802.3) e Token Ring (802.5). Padrões de interoperabilidade com base faz com que a porção da rede sem fios completamente transparente para o resto da rede. Nós de rede sem fio são suportados por sistemas operacionais de rede (NOS), da mesma forma qualquer nó em outra rede local através de drivers de dispositivos de rede. Uma vez instalado, o NOS trata os nós sem fio, como qualquer outro componente de rede.
Interoperabilidade e Interferências em infra-estrutura sem fio
Existem vários tipos de interoperabilidade que são possíveis entre as LANs sem fio. Isso vai depender tanto na escolha da tecnologia e sobre a implementação do fornecedor específico. Produtos de diferentes fornecedores que empregam a mesma tecnologia ea mesma implementação tipicamente permitir a troca de placas e pontos de acesso. Um objetivo final da especificação IEEE 802.11, sendo elaborado por uma comissão de vendedores e usuários de WLAN, é permitir que os produtos compatíveis para interoperar sem a colaboração explícita entre fornecedores.
A natureza não licenciada de rádio baseada em redes sem fio significa que outros produtos que transmitem energia no mesmo espectro de frequências pode potencialmente fornecer alguma medida de interferência em um sistema WLAN. Micro-ondas fornos são uma preocupação potencial, mas a maioria dos fabricantes de WLAN projetam seus produtos para levar em conta a interferência de microondas. Outra preocupação é a co-localização de vários sistemas WLAN. Enquanto co-localizado WLANs diferentes fornecedores podem interferir uns com os outros, outros coexistir sem interferência. Esta questão é melhor abordada diretamente com os fornecedores adequados.
Simplicidade / facilidade de utilização
Os usuários precisam de muito pouca informação nova para tirar proveito de LANs sem fio. Porque a natureza sem fio de uma WLAN é transparente para um NOS usuário, aplicações funcionam da mesma forma como fazem em LANs com fio. Produtos WLAN incorporar uma variedade de ferramentas de diagnóstico para tratar de questões relacionadas com os elementos celulares do sistema, no entanto, os produtos são projetados de modo que a maioria dos usuários raramente precisam dessas ferramentas.
A rede WAN é capaz de simplificar muitos dos problemas de instalação e configuração que afligem os gerentes de rede. Uma vez que apenas os pontos de acesso de WLANs exigem cabeamento, os gerentes de rede são liberados de puxar cabos para usuários finais WLAN. Falta de cabeamento também faz movimentos, acrescenta e altera operações triviais em WLANs. Finalmente, a natureza portátil de WLANs permite que os gerentes de rede pré-configurar e solucionar problemas de redes inteiras antes de instalá-los em locais remotos. Uma vez configurado, WLANs podem ser movidos de um lugar para outro com pouca ou nenhuma modificação.
Segurança
Como a tecnologia sem fio tem raízes em aplicações militares, a segurança tem sido um critério de projeto para dispositivos sem fio. Disposições de segurança são normalmente construídos em LANs sem fios, tornando-os mais seguros do que as LANs com fio mais. É extremamente difícil para os receptores não intencionais (espiões) para ouvir em tráfego de LAN sem fio. Técnicas de criptografia complexos tornam impossível para todos, mas os mais sofisticados para obter acesso não autorizado ao tráfego de rede. Em geral, os nós individuais deve ser habilitado para segurança antes de serem autorizados a participar no tráfego de rede.