Rede privada virtual "Virtual Private Network" - VPN
Uma rede VPN ou Virtual Private NetWork é um método utilizado para aumentar a segurança e privacidade para redes privadas e públicas, como Hotspots WiFi e Internet. VPNs são mais usados pelas empresas para proteger dados confidenciais. No entanto, usando uma VPN pessoal é cada vez mais popular como mais interações que antes eram face-a-face transição para a Internet. Privacidade é aumentada com uma VPN porque o endereço IP do utilizador inicial é substituído por um do fornecedor de VPN. Este método permite que os assinantes de alcançar um endereço IP a partir de qualquer cidade porta de entrada do serviço VPN oferece. Por exemplo, você pode viver em San Francisco, mas com uma VPN, você pode aparecer a viver em Amsterdam, Nova York, ou qualquer número de cidades de passagem.
A tecnologia de rede privada virtual (VPN), incluído no Windows Server 2003 ajuda a permitir que o custo-benefício, de acesso remoto seguro a redes privadas. VPN permite que os administradores para tirar proveito da Internet para ajudar a fornecer a funcionalidade e segurança dos particulares conexões WAN a um custo menor. No Windows Server 2003, VPN é ativado, usando o serviço de roteamento e acesso remoto. VPN é parte de uma solução abrangente rede de acesso que inclui suporte para autenticação e autorização de serviços, e tecnologias avançadas de segurança de rede.
Há duas estratégias principais que ajudam a fornecer conectividade segura entre redes privadas e acesso à rede que permite aos usuários remotos.
- Dial-up ou conexões de linha alugada
Uma conexão de linha discada ou arrendados cria uma conexão física com uma porta em um servidor de acesso remoto em uma rede privada. No entanto, usando dial-up ou linhas alugadas para fornecer acesso à rede é caro quando comparado com o custo de fornecer acesso à rede usando uma conexão VPN.
- Conexões VPN
Conexões VPN usar Protocolo Ponto-a-Ponto (PPTP) ou Layer Two Tunneling Protocol / Internet Protocol Security (L2TP/IPSec) através de uma rede intermediária, como a Internet. Ao usar a Internet como um meio de conexão, VPN economiza o custo de serviços de longa distância de telefone e os custos de hardware associados ao uso de dial-up ou conexões de linhas alugadas. A solução de VPN incluem tecnologias de segurança avançadas, como criptografia de dados, autenticação, autorização e controle de acesso de rede de quarentena.
Existem dois tipos de conexões VPN:
- De acesso remoto VPN;
- Ponto-a-Ponto VPN.
Acesso remoto VPN
Conexões de acesso remoto VPN permitem que os usuários que trabalham em casa ou na estrada para acessar um servidor em uma rede privada usando a infra-estrutura fornecida por uma rede pública, como a Internet. Da perspectiva do usuário, a VPN é uma conexão ponto-a-ponto entre o computador (o cliente VPN) e um servidor da organização. A infra-estrutura exata da rede pública ou compartilhada é irrelevante porque ela aparece logicamente como se os dados são enviados através de um link privado dedicado.
Ponto-a-Ponto VPN
Conexões ponto-a-ponto VPN (também conhecidas como conexões de roteador a roteador VPN) permitem que as organizações têm conexões roteadas entre escritórios separados ou com outras organizações através de uma rede pública, ajudando a manter comunicações seguras. Uma conexão VPN gerida pela Internet opera logicamente como um link dedicado WAN. Quando as redes são conectados através da Internet, um router encaminha pacotes para outro router através de uma conexão VPN.
Para os routers, a conexão VPN funciona como um link de camada de troca de dados.
Um Ponto-a-Ponto VPN conecta duas partes de uma rede privada. O servidor VPN fornece uma ligação encaminhada para a rede à qual o servidor VPN está conectado. O router de chamada (o cliente VPN) se autentica com a resposta do router de resposta (o servidor VPN), e, para autenticação mútua, o router de resposta se autentica com o router de chamada. Em uma conexão VPN site a site, os pacotes enviados a partir de um roteador através da conexão VPN normalmente não se originam nos routers.