top of page
  • Formação de grupos de trabalho virtuais

- Hoje em dia, é comum encontrar equipes multifuncionais de desenvolvimento de produto com membros de diferentes departamentos, como marketing, vendas, contabilidade e pesquisa. Estes grupos de trabalho são geralmente formados por um curto período de tempo. Durante este período, a comunicação entre os membros do grupo de trabalho será elevado. Para conter emissões e multicasts dentro do grupo de trabalho, uma VLAN pode ser configurada para eles. Com VLAN é mais fácil de colocar os membros de um grupo de trabalho em conjunto. Sem VLAN, a única maneira de isso ser possível é mover fisicamente todos os membros do grupo de trabalho mais próximos. No entanto, grupos de trabalho virtuais não vêm sem problemas. Considere a situação onde um usuário do grupo de trabalho é no quarto andar de um edifício, e os membros do grupo de trabalho são outras no segundo andar. Recursos, tais como uma impressora seria localizado no segundo andar, o que seria inconveniente para o utilizador piso único quarto.

Outro problema com a criação de grupos de trabalho virtuais é a implantação de servidores centralizados, que são essencialmente coleções de servidores e recursos importantes para a operação de uma rede em um local central. As vantagens aqui são inúmeras, uma vez que é mais eficiente e de baixo custo para fornecer melhor segurança, fornecimento ininterrupto de energia, backup consolidado, e um ambiente operacional adequado em uma única área que se os principais recursos foram espalhados em um edifício. Servidores centralizados podem causar problemas durante a configuração de grupos de trabalho virtuais se os servidores não podem ser colocados em mais de uma VLAN. Nesse caso, o servidor seria colocado em uma VLAN única e todas as outras redes VLAN para tentar acessar ao servidor teria que passar por um router, o que pode reduzir o desempenho.

 

  • Administração simplificado

- 70% dos custos de rede são um resultado de soma, movimentos e mudanças de usuários na rede. Cada vez que um usuário é movido em uma LAN temos que fazer troca ou adicionar mais cabos, e reconfiguração dos hubs e dos routers. Algumas destas funções pode ser simplificada com a utilização de VLAN, se um usuário é movido dentro de uma VLAN, a reconfiguração dos routers é desnecessário, além disso, dependendo do tipo de VLAN, no trabalho administrativo outro pode ser reduzida ou eliminada. No entanto, o pleno poder de VLAN só vai realmente ser sentida quando as ferramentas de gestão são criadas boas que pode permitir que os gerentes de rede para arrastar e soltar os usuários em diferentes VLAN, ou a criação de aliases.

Apesar desta poupança, VLAN de adicionar uma camada de complexidade administrativa, uma vez que agora se torna necessário para gerenciar grupos de trabalho virtuais.

 

  • Redução de custos

Esta rede pode ser usada para criar domínios de difusão que eliminam a necessidade de routers caros.



  • Segurança

Periodicamente, os dados sensíveis podem ser transmitidos em uma rede. Em tais casos, colocando apenas os usuários que podem ter acesso a esses dados em uma VLAN pode reduzir as chances de uma pessoa de fora tenham acesso aos dados. VLAN também pode ser usado para controlar os domínios de broadcast, configurar firewalls, restringir o acesso, e informar o gerente de rede de uma intrusão.


Pag.
bottom of page