top of page

Rede local virtual - VLAN

Para percebermos o que é uma rede VLANs, é necessário primeiro ter uma compreensão de LANs . A Rede de Área Local (LAN) podem ser geralmente definido como um domínio de transmissão nos Hubs, nas pontes(bridge) ou nos switches, no mesmo segmento físico ou segmentos de conectar todos os dispositivos nó final.

No final podem se comunicar uns com os outros sem a necessidade de um roteador . Comunicações com dispositivos de outros segmentos da LAN requer o uso de um routers.



 


 

LAN é separado do outro por um router. Isto representa a topologia UCD Net actual. As LANs individuais e domínios de transmissão são representados pelas zonas delimitadas pelas linhas a tracejado e numerados de 1 a 5 para referência futura. Note-se que a interface do router para cada LAN é incluído como parte do domínio de LAN e broadcast.

Como as redes se expandem, mais roteadores são necessários para separar os usuários em broadcast e domínios de colisão e fornecer conectividade com outras redes locais. Na imagem acima anexada podemos reparar que exixtem LANs que tem utilização de um router para os utilizadores separados num único edifício em domínios de transmissão múltiplas.

Uma desvantagem desta concepção é que os routers ao adicionar latência , qué essencialmente atrasa a transmissão de dados. Isto é causado pelo processo envolvido no encaminhamento de dados de uma LAN para a outra. Um router deve usar mais os dados de pacotes para determinar destinos e encaminhar os dados para o nó final apropriado.

LANs virtuais (VLANs) podem ser vistos como um grupo de dispositivos em diferentes segmentos de rede físicos que podem se comunicar uns com os outros como se fossem todos do mesmo segmento da LAN física. As redes VLANs pode proporcionar uma série de benefícios através da rede descrita, que discutiremos na próxima seção. A fim de tirar partido das vantagens de VLANs, uma topologia de rede diferente é necessária.



VLANs oferecem uma série de vantagens sobre o tradicional LAN



  • Desempenho

- Em redes onde o tráfego é composto por uma elevada percentagem de transmissões e multicasts, esta rede pode reduzir a necessidade de enviar esse tráfego para destinos desnecessários. Por exemplo, em um domínio de broadcast com 10 usuários, se o tráfego de broadcast é destinado apenas para cinco dos usuários, em seguida, colocando os 5 usuários em uma VLAN separada pode reduzir o tráfego.



Se comparar-mos os switches, os routers requerem mais processamento do tráfego de entrada. Como o volume de tráfego que passa através dos aumentos de routers, faz assim a latência nos mesmos, o que resulta em redução do desempenho. A utilização de VLAN reduz o número de routers necessários, uma vez que os domínios de VLAN de transmissão criar usando chaves em vez de routers.



 

Pag.
bottom of page