O termo topologia ou mais especificamente topologia da rede, diz respeito ao layout físico da rede, ou seja, como computadores, cabos e outros componentes estão ligados na rede. Topologia é o termo padrão que muitos profissionais usam quando se referem ao design básico da rede.
Existem dois tipos de topologias, a Topologia Física e a Topologia Lógica. A topologia física refere-se à disposição física dos computadores e aos cabos de rede enquanto a topologia lógica diz respeito ao modo como os sinais circulam entre os computadores da rede.
A escolha de uma determinada topologia terá impacto nos seguintes fatores:
- Tipo de equipamento de rede necessário;
- Capacidades do equipamento;
- Crescimento da rede;
- Forma como a rede será gerenciada.
Antes que computadores possam compartilhar recursos e executar qualquer tarefa de comunicação, eles devem estar conectados, e cabos são utilizados para fazer essa conexão entre eles. Porém conectar os computadores por meio de cabos não é tão simples assim. Existem vários tipos de cabos que combinados com diversas placas de rede e outros componentes necessitam de vários tipos de arranjos.
Para trabalhar bem uma topologia deve levar em conta o planejamento. Não somente o tipo de cabo deverá ser levado em consideração, mas também, a forma como ele será passado através de pisos e divisões.
A topologia pode determinar como os computadores se comunicam na rede. Diferentes topologias necessitam de diferentes métodos de comunicação e esses métodos tem grande influência na rede.
As topologias padrão são as seguintes:
Topologia