Topologia Ring ou em Anel
A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de “retardo de transmissão” (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).
Como uma rede de barramento, os anéis também têm nós ligados em série. A diferença é que a extremidade da rede volta para o primeiro nó e cria um circuito completo. Em uma rede em anel, cada nó tem sus vez para enviar e receber informações através de um token (ficha). O token, junto com quaisquer informações, é enviado do primeiro para o segundo nó, que extrai as informações endereçadas a ele e adiciona quaisquer informações que deseja enviar. Depois, o segundo nó passa o token e as informações para o terceiro nó e assim por diante, até chegar novamente ao primeiro nó. Somente o nó com o token pode enviar informações. Todos os outros nós devem esperar o token chegar.
![](https://static.wixstatic.com/media/dd29c6_538f91f9782f29b803609895f8535e3c.png/v1/fill/w_400,h_318,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/dd29c6_538f91f9782f29b803609895f8535e3c.png)
"PASSAGEM DO TOKEN"
Este método de transmissão de informação através do anel é chamado de "Token Passing". Um Token é uma série especial de bits que circula na rede. De cada vez que o "Token" chega a um computador, é esse computador que tem o "Token", logo é esse mesmo computador que neste instante pode transmitir informação para a rede.
Cada rede só tem um "Token ", o que garante que não há colisão de dados ao longo da rede, sendo esta uma das vantagens deste tipo de topologia.
![](https://static.wixstatic.com/media/dd29c6_6a2496dd8ca97ddb7597db0de98b33bd.gif)
Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte. Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede. É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.
Algumas vantagens desta topologia de rede são:
• Muito boa para um pequeno número de postos com ligação a alta velocidade ou para redes maiores em que as transmissões estão igualmente distribuídas entre os postos.
• A expansão da rede é facilmente conseguida.
• Ideal para o uso de fibra óptica por cada posto poder estar directamente ligado ao outro.
Algumas desvantagens desta topologia de rede são:
• Os atrasos entre transmissões são grandes mesmo com o tráfego ligeiro
• Necessidade de hardware adequado (transceivers) para a ligação dos computadores as redes.
• Para que a rede funcione é necessário que os computadores estejam ligados.
• A avaria de um computador pode invalidar a rede (depende do tipo de anel) e não é fácil identificar o posto avariado.