Topologia Star ou Estrela
Nessa topologia não há mais um único segmento ligando todos os computadores na rede. Eles estão ligados por meio de vários cabos a um único dispositivo de comunicação central, que pode ser um hub ou um switch. Este dispositivo possui várias portas onde os computadores são ligados individualmente, e é para onde converge todo o tráfego.
Quando uma estação A deseja se comunicar com uma estação B, esta comunicação não é feita diretamente, mas é intermediada pelo dispositivo central, que a replica para a toda a rede, novamente somente a estação B processa os dados enviados, as demais descartam. Hubs e switches intermedeiam esta comunicação entre as estações de formas diferentes. Por exemplo, se um hub replica todo o tráfego que recebe para todas as suas portas, o mesmo não ocorre com o switch, veremos hubs e switches em mais detalhes mais adiante.
A grande vantagem da topologia estrela em relação à topologia linear, é que agora uma falha no cabo não paralisará toda a rede.
Somente aquele segmento onde está a falha será afetado. Por outro lado, a rede poderá ser paralisada se houver uma falha no dispositivo central. Os cabos utilizados se assemelham aos cabos utilizados na telefonia, porém com maior quantidade de pares.
São cabos par-trançados, vulgarmente chamados de UTP.
Possuem conectores nas extremidades chamados de RJ-45.
Algumas vantagens desta topologia são:
-
A codificação e adição de novos computadores é simples;
-
Gerenciamento centralizado;
- Falha de um computador não afeta o restante da rede.
A grande desvanagens uma falha no dispositivo central
paralisa a rede inteira.