VRAM (VIDEO RAM)
A VRAM é um tipo de memória especialmente desenvolvida para o uso em placas de vídeo. Sua principal vantagem é que, ao contrário dos tipos convencionais de memória, ela pode ser acedida simultaneamente por dois componentes.
Isso permite que a placa de vídeo use os dados contidos na VRAM para atualizar a exibição das imagens, ao mesmo tempo que o processador inclui novos dados. O uso de memórias VRAM aumenta perceptivelmente o desempenho da placa, o problema é que este tipo de memória é bem mais caro que as memórias convencionais, fazendo com que muitos fabricantes optem por utilizar memórias EDO comuns nos seus modelos de placas de vídeo mais baratas.
SGRAM (SYNCHRONOUS GRAPHIC RAMDOM ACCESS MEMORY)
A SGRAM é um tipo de memória SDRAM otimizada para o uso em placas de vídeo, que apesar de possuir apenas uma entrada de dados, pode ser dividida em duas páginas de memória.
Como ambas as páginas podem ser acedidas ao mesmo tempo, simulamos uma dupla entrada de dados.
Atualmente as memórias SGRAM vêm sendo cada vez mais usadas em placas de vídeo de baixo e médio desempenho, pois apesar do desempenho levemente inferior às memórias VRAM são muito mais baratas, sendo substitutas ideais para as memórias EDO.
WRAM (WINDOWS RAM)
Como o nome sugere, a Windows Ram é um tipo de memória de vídeo otimizada para sistemas gráficos como o Windows.
Basicamente temos um tipo de VRAM melhorado, que possui um desempenho cerca de 25% superior. Apesar da melhora no desempenho, a WRAM é mais barata que as memórias VRAM comuns, tendo obtido uma enorme aceitação no mercado.
Ao decidir qual modelo de placa de vídeo comprar para o seu próximo upgrade, o tipo de memória utilizado deve ser levado em consideração, dois influencia diretamente na performance da placa.