top of page

Memorias de Vídeo

Para armazenar a imagem a ser exibida no vídeo, a placa utiliza-se da memória de vídeo. O conteúdo desta memória é constantemente atualizado pela placa de vídeo, seguindo as ordens transmitidas pelo microprocessador.



Muitos pensam que quanto mais memória possuir a placa de vídeo, mais rápida ela será, isto porém não é verdade. A quantidade de memória, determina apenas a resolução e quantidade de cores que a placa poderá exibir. Uma placa com 1 MB de memória por exemplo, será capaz de exibir 16 milhões de cores em resolução de 640x480 ou 65 mil cores em resolução de 800x600. Uma placa com 2MB, já seria capaz de exibir 16 milhões de cores em resolução de 800x600.



Para calcular as resoluções e quantidade de cores suportadas pela placa, basta usar um cálculo muito simples, basta multiplicar a

resolução horizontal pela resolução vertical e multiplicar pelos bits de cor, sendo que: 

 

  • 2 cores (mono) 1 bit de cor
  • 4 cores 2 bits de cor
  • 16 cores 4 bits de cor
  • 256 cores 8 bits de cor
  • 65 mil cores 16 bits de cor
  • 16 milhões (true-color) 24 bits de cor


Para poupá-lo de ficar a fazer contas, aí vai uma tabela com a quantidade de memória de vídeo demandada por cada resolução:

 


 

Vale lembrar que quanto maior a resolução e quantidade de cores escolhidos, mais baixo será o desempenho da placa. Uma mesma placa trabalhando com 1280x1024 @ 24 bits funcionará muito mais lentamente do que com 800x600 @ 16 bits por exemplo.



TIPOS DE MEMÓRIAS DE VÍDEO



As placas de vídeo utilizam memória RAM para armazenar as imagens que serão mostradas no monitor. Apesar de poderem usar memórias FPM, EDO ou SDRAM comuns, o uso de memórias otimizadas para vídeo, aumenta bastante a sua performance. Os principais tipos de memória de vídeo usados atualmente são o VRAM, SGRAM e WRAM.

Pag.
bottom of page