Rede metropolitana "Metropolitan Area Network" - MAN
Uma rede metropolitana (MAN) é uma rede que interliga os usuários com recursos de computador em uma área geográfica ou região maior do que a coberta pela rede mesmo uma grande área local (LAN), mas menor do que a área coberta por uma rede de área ampla (WAN) . O termo é aplicado à interligação de redes para uma cidade em uma única rede maior (o que pode, em seguida, também oferecem ligação eficiente de uma rede de área alargada). Também é utilizado para significar a interligação de várias redes de área local, encurtando-os com linhas backbone. O último uso também é por vezes referida como uma rede de campus.
Wide Area Networks vem em uma variedade de formas e tamanhos. Eles são privadas ou públicas, com ou sem fio, gestão, ou auto-gestão e que pode ser implementada através de um número de diferentes tecnologias.
Tipos de Tecnologias MAN
As tecnologias mais utilizadas para o desenvolvimento de uma rede MAN (Metropolitan Area Network) são: FDDI (fibra de distribuição de interface de dados), ATM ( Asynchronous Transfer Mode ) e SMDS (ligado várias serviço de dados megabit).
ATM é a mais utilizada de todas, é uma tecnologia de transferência de dados digitais. Esta tecnologia foi desenvolvida em 1980 para melhorar o transporte de dados em tempo real através de uma rede única, funciona como sistema de célula de revezamento, onde os dados são separados em forma de pacotes de tamanho fixo igual e é transferido de horas extras.
O objetivo da ATM foi acessar áudio claro e os resultados de vídeo durante uma vídeo-conferência. Os atributos de ATM lhe permitiu tornar-se uma base de amplo rede de dados área. Combina as características de comutação de circuito e comutação de pacotes, o que lhe permite transferir mesmo os dados em tempo real.
FDDI é uma norma para a transferência de dados através da LAN, que pode ser estendido para o intervalo de aproximadamente 200kms, pode tambem ajudar a suportar a transmissão de dados de muitos milhares de usuários. Esta é a razão pela qual é referido como o MAN (Metropolitan Area Network) tecnologia, usa fibra óptica para sua infra-estrutura básica que é por isso que é chamado de fibra de interface de dados de distribuição. Quando os dados são transferidos por meio de um serviço sem conexão, usamos a tecnologia denominada SMDS . Serviço sem conexão implica que os dados são transferidos por armazenar a informação no cabeçalho e chegar ao seu destino de forma independente através de qualquer rede. Quando os dados são transferidos através da tecnologia de SMDS , que também forma pequenos pacotes de dados assim como em ATM.
No entanto SMDS permite a transmissão de dados através de grandes áreas geográficas, sob a forma de datagramas (os pacotes de dados de um prestador de serviços de dados fiáveis). Hoje em dia, MAN (Metropolitan Area Network) ligações são estabelecidas através de sinais infravermelhos e microondas.